Essa propaganda ilustra um tema que gosto muito, o valor x preço de determinado produto ou serviço. Warren Buffet já dizia "O preço é o que você paga. O valor é o que você leva".
O preço normalmente é definido com base no custo de produção e comercialização. Há ainda os que atribuem preço com base no valor médio do mercado, pois consideram que se fixarem um preço acima da concorrência o produto ou serviço ficaria emperrado. Mais uma vez, mesmo usando de conhecimento e publicações de especialistas para justificar minha posição, me reservo apenas citar o nome dos mesmos aqui, já que este não precisa estar nos moldes de um artigo científico.
Segundo Carlos Alberto Faria preço é a tentativa da empresa em capturar valor pela oferta dos seus serviços. Ele afirma que o preço com base no custo é o mais ultilizado, porem há alguns pontos negativos. A nós agora interessa saber que neste modelo, o preço é determinado de dentro da empresa para fora, o produto ou serviço tem um determinado custo, baseado neste custo calcula-se um preço, este preço "cola" no produto ou serviço e ajuda a determinar o valor do que os seus clientes compram.
Claudio Goldber afirma que definir o preço apenas com base nos custos de produção e comercialização é um erro, pois se, por um lado, o custo serve para definir o preço mínimo para não vender com prejuízo, por outro lado não leva em conta a percepção do cliente, que pode atribuir àquele objeto um valor muito maior. Com base num exemplo citado por ele, seria como se a BMW vendesse seus carros a preço de custo, baseando-se apenas nos custos de matéria prima, mão de obra e comissão de vendas, deixando de lado o status e o "valor" que o cliente leva pra casa ao adquirir um carro da Bayerische Motoren Werke.
Meu professor de marketing estratégico, Alexandre Rodriguez costuma dizer que não existe produto ou serviço caro, existe produto ou serviço com valor agregado. Ele enfatiza que o preço e a qualidade do produto não são diferencias. Qualidade, excelência, superação de expectativas são uma premissa de mercado. É claro que existem cópias, piratas, mas não se sustentam. A tecnologia barateia o custo e o preço final dos produtos a cada dia. No futuro acredita-se que não haverá espaço para imitações e baixa qualidade.
Porém quando compramos produtos pirateados, levamos uma cópia barata, algo genérico, que não tem e nunca terá o mesmo sentimento de se adquirir um produto com valor e satus agregado. Diferente de uma grande marca, oferecendo produtos a preços populares, mais uma vez como no caso do Stilo Attractive, uma versão mais acessível do seu hatchback, que tem um conceito muito bacana, "Ou você tem, ou você não tem". Mais uma vez passa a brand idea de propriedade, princípio, "eu tenho que ter, como posso não ter estilo?". Para a versão Attractive, a Fiat lança o conceito "Um carro que vale muito mais do que custa".
Está aí a sacada, o valor agregado ao carro, não importa quanto se paga por ele, mas o que ele significa pra quem compra. E o que representa essa compra para o consumidor? Qual é esse valor maior que o preço afinal?
Grande sacada da Fiat, mas não para por aí, existem outros fatores determinantes para o sucesso do produto. Você sabe quais são?
1 comentários:
Mandou bem Narciso
Gostei das citações, do texto e da relação que criou com o vídeo.
Realmente é diferente adquirir coisas originais, pra alguns, pois ele encara aquilo com um valor diferente.
E realmente é importante analisar mais do que um preço de custo, como vc disse no caso da BMW.
Coisas que pensarei qdo tiver minha empresa hehehe
To seguindo o blog, achei interessante... Abs
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