Uma forma diferente de se falar de marketing, com um pouco de irreverência e... ahhh, na verdade tava sem fazer nada e criei esse blog!

domingo, 18 de outubro de 2009

Marca, design ou publicidade? Qual é mais importante para a relação entre empresas e consumidores?


                                                              

Afirmar que os três ítens (marca, design e publicidade) são um conjunto e que todos tem sua relevância na relação empresa/consumidor é óbvio, é clichê, todos sabemos disso. Um deles, porém ouso afirmar ser mais importante, ter uma certa proeminencia, a marca. Vou justificar o porquê.

Tá certo, a princípio podemos afirmar que o design de um produto ou logo marca, seja relevante, e é mesmo, mas acima dele está o valor que aquela marca representa, o valor que está agregado a este. Por mais que ocorra um insucesso de determinado artefato, grande parte das vezes é pela expectativa criada em torno do sucesso de seu antecessor, em ter algo diferente, inovador, algo além daquilo que já tem no mercado, aqui entra a evolução na concepção do produto. Mas e os produtos totalmente novos, como comparar? Apenas após lançarem um celular com conceito de bonito e pequeno que o Motorola DynaTAC 8000X passou a ter um design não tão agradável, ou feio mesmo.

Quanto a questão de publicidade, mais uma vez insisto que a força do "brand idea" é que determina a intensidade e relevância do enfoque publicitário que será dispensado a um produto. De que adianta um ótimo produto, bonito, preço competitivo, ou  a qualidade de um serviço estampando as maiores mídias, se todos os meus concorrente estão fazendo o mesmo?
Agora tem algo que eles não copiam (óbvio, é proibido!!!) que é a marca. Stephen King disse, "o produto pode rapidamente se tornar ultrapassado, a marca de sucesso é eterna". A idéia da marca, forte, com grande valor agregado é comprada efetivamente pelo cliente quando esta continua satisfazendo suas necessidades, seus desejos. A marca será lembrada, muito mais do que o produto. Alias, ser lembrado é sinal de insucesso, só é lebrado o que é esquecido, uma ótima marca é inesquecível.

O celular citado anteriormente já passou, por mais que a Motorola tenha inovado em design e tecnologia, e em ações publicitárias voltadas a outro nicho de mercado, a força do "M" estilizado, o bordão "hello Moto!", tudo isso só foi possivel por que a empresa se tornou uma marca poderosa. Designe e publicidade são ferramentas da marca, desing tem que mudar o tempo todo, publicidade precisa mais do que tudo estar atenta a modernidade, mas isso é em função da força da marca, em agregar valor a ela. Quer ver uma coisa, olhe a imagem estampada no post e pense em uma marca. Fácil não é? Antes que defenda o design da imagem, pensa numa latinha de refrigerante, aposto que pensou no mesmo não é?, e lata de refri são todas iguais!


(Texto em resposta ao "desafio" proposto pelo prof. Alexandre Rodriguez, do curso de MKT do Eniac-Guarulhos)

2 comentários:

lauu disse...

Eu nunca tinha pensado nisso !!
é um conjunto marca+designer+marketing
a qualidade acredito que não importa mto !

Silvia Zampar disse...

Realmente é incontestável a força e a necessidade da existência das 3 partes desse tripé, que juntos conseguem o sucesso.
Mas eu apostaria que o mais importante é a propaganda E publicidade (note, não estou querendo "puxar" pro meu lado, por ser publicitária, até pq sou formada em PMKT - rs), mas tem muita, mas muita coisa RUIM por ai, que vira sucesso pela força das mídias (hj temos a Internet ajudando nisso) e não por ter uma boa marca, produto, ou design.
E note, digo isso com DOR na alma, pois preferia que só os que têm bons investimentos em marcas e design tivesse sucesso.

 
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