Uma forma diferente de se falar de marketing, com um pouco de irreverência e... ahhh, na verdade tava sem fazer nada e criei esse blog!

sábado, 26 de setembro de 2009

Marketing não é vendas!


                    - Nós trazemos pra você um produto que vai revolucionar a sua vida!!                                                                                



Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. Essa definição é da AMA (American Marketing Association).

Embora isso ilustre um pouco o que é o marketing, há uma mística de marketing é vendas, o que na verdade não é, venda é o ato de trocar um produto ou serviço prestado por um valor atribuido ao mesmo. Embora a venda seja o objetivo do marketing, ou um deles, isoladamente não se pode confundir, ou mesmo caracterizar os dois conceitos como sendo apenas um. Kotler diz que venda foca a agressividade para alcançar o resultado: vender. Que não é um processo natural como no caso do marketing.

A venda é o resultado do mix de marketing, os famosos 4P's (Product, Price, Place, Promotion). Essas variáveis vão definir quando e como o produto chegará às mãos do consumidor, numa analise a grosso modo, podemos dizer que ele define como, onde, por quanto e para quem o produto será vendido. O marketing define a venda, e a venda é o principal objetivo do profissional de marketing, afinal, o produto ou serviço que não vende, não gera lucro, que é o principal objetivo das empresas ligadas e eles, portanto, embora o profissional de marketing ( marketeiro se quizer, mas particularmente não gosto deste termo) não é responsável direto por vender, ele tem uma representatividade fundamental neste processo.
Em um artigo de Benito Pepe, (que só o curriculun já vale um post aqui) há uma abordagem interessante sobre o tema. Segundo Pepe marketing é algo muito mais bonito e interessante do que seu conceito chulo e popular, que entre outras razões, se deve ha alguns anos atrás quando empresários brasileiros afoitos em implementar o marketing americano no Brasil, desconsideraram seu estudo lógico e profundo, e estando preocupados apenas na venda e nos resultados financeiros imediatos, não deram a devida importância aos clientes.

Esse tema é muito extenso, tanto quanto é delicioso, provavelmente será tema do meu projeto de iniciação científica. Não sei se fui claro, não sei nem mesmo se é claro pra mim, na verdade, é inquietante, é um conceito popular caracterizar marketing como sendo vendas, e derrubar algo que já é cultural não é facil, para os leigos, uma coisa continuará atrelada a outra, porém, há um bom numero de profissionais de outras areas e do próprio marketing que não sabem diferenciar. Espero futuramente dissertar melhor sobre este tema, tal qual defender minha posição, de marketing não é vendas.


Para saber mais:

Marketing, entendendo o conceito contemporâneo ( Benito Pepe)
O que é marketing?
Philip Kotler
Americam Marketing Association

2 comentários:

Edi disse...

Gostei do seu blog, parece bem informativo e tem um bela aparência!!!
(Sou colunista do texto comentado no zabazuba!!!)

S. Narciso disse...

Texto que mais uma vez, alias, blog que mais uma vez recomendo!!!

 
© 2007 Template feito por Templates para Você