Uma forma diferente de se falar de marketing, com um pouco de irreverência e... ahhh, na verdade tava sem fazer nada e criei esse blog!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A origem das marcas






Segundo o Wikipédia, marca genérica é quando o nome de uma empresa ou produto passa a ser utilizado como se fosse essa empresa ou produto, ocorrendo assim risco sobre o direito da marca. Geralmente esses nomes são substantivados, tais como ocorrem com as empresas Danone e Gilette e com as fotocópias da Xerox e esponjas de aço da Bombril.
Posso não ter embasamento teórico pra falar do assunto, mas tenho conhecimento e posição de consumidor. Mas o que me vem a mente é o que fazer quando se entra em uma categoria onde uma empresa está mais do que consolidada como líder, tem uma marca genérica? Será que é mais viável tentar derrubar a cultura que se cria em cima desses produtos? Será que é viável fixar uma segunda marca forte, deixando o sonho de liderança de lado e fixando-se dentro da categoria com um valor associado?
Para esses e outros questionamentos que possam ser levantados, recomendo a leitura de "A origem das Marcas" de Al e Laura Ries. Neste, os autores abordam as mudanças constantes nas condições de mercado como possibilidade de construção de novas marcas, com base na teoria evolucionária de Charles Darwin abordam a idéia de divergência de espécies , ou no caso, produtos e categorias, que os autores apontam oportunidades de criar uma marca forte, aplicando ao branding uma nova estratégia, um tanto quanto impressionante.
E como consumidor, indico a aquisição e leitura deste livro.

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