Uma forma diferente de se falar de marketing, com um pouco de irreverência e... ahhh, na verdade tava sem fazer nada e criei esse blog!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Sete dicas para sua marca vender mais!


 As marcas são bens, como uma mesa, um carro, etc… portanto, apesar de serem “intangíveis”, podem ser vendidas, alugadas (licenças e franquias), etc… mas há algumas coisas que você deve saber antes de pensar em negociar a sua marca:
1 – Enquanto não sair o despacho de CONCESSÃO, você não tem uma “marca registrada” você tem um pedido de registro, ou seja, uma EXPECTATIVA de direito, que pode se concretizar ou não (depende de vários fatores);
2 – Você não pode transferir uma marca de biscoitos para uma fábrica de pneus, as atividades tem que ser COMPATÍVEIS, então você só poderá transferir sua marca para um CONCORRENTE (direto ou não);
3 – Uma marca registrada sem exclusividade não vale muito, afinal, o candidato a comprador também pode registrá-la, mas se dispõe a pagar para economizar tempo, então não “viaje” no preço;
4  – O comprador pode te trair – sim, um “candidato” a comprador que ache o preço pedido muito alto pode acabar te dando uma facada nas costas, pedindo a CADUCIDADE da sua marca, então, atenção redobrada se o seu registro tiver mais de 5 anos, antes de oferecer a marca verifique se tem como comprovar o uso, caso contrário pode perder o registro.
5 – Os licenciamentos só podem ocorrer nas classes em que você tem registro, então, se quer licenciar sua marca para produtos diferentes, proteja ela primeiro e não esqueça que o “normal” é cobrar um percentual das vendas (geralmente entre 3% e 5%) caso seja inviável auditar os valores então você pode negociar um valor fixo.
6 – Se você já tem o REGISTRO e ainda não começou a usar sua marca, o licenciamento pode ser usado como prova de uso e evita que sua marca corra risco de CADUCIDADE, ou seja, se você não quer vender, pode licenciar.
7 – O licenciamento é uma ótima opção para implantar sua marca em praças onde sua produção/distribuição tem dificuldades ou não é competitiva (em função dos custos de transporte, por exemplo).
E ai? Pronto para ganhar mais dinheiro com a sua marca?

Texto excelente de  Rudinei Modezejewski, colunista do blog da minha amiga e grande influência Silvia Zampar, o TUDIBÃO

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