Neste sabado, quando entrar em campo pelo Palmeiras, o atacante Vagner Love trará consigo uma surpresa, é o que promete a diretoria de marketing do clube, que pretende atrair novos torcedores explorando a imagem carismática de jogadores como Marcos, Diego Souza e Obina, e o sucesso entre as meninas de Lenny.
Isso mostra que os clubes tem investido em marketing, muito além de terceiras camisas com cores diferentes. Projetos polêmicos como o "Batismo" do Tricolor, ou ações envolvendo o clube, o atleta e os patrocinadores, como no Corinthians. Os clubes tem feito um investimento pesado na força de suas marcas, na imagem de seus principais atletas. E isso tem um peso grande na receita dos mesmos. Na Europa, a apresentação de um novo craque é um show, literalmente. A venda de camisas destes alcança proporções enormes nos dias que antecedem sua apresentação. E encontra-se no mercado uma gama enorme de produtos licenciados.
Os clubes brasileiros aprenderam, estão presentes em sites de relacionamento como orkut, myspace, twitter. Procuram um meio de estarem mais próximos de seus torcedores e adiquirir novos, com estratégias de marketing que se não são inovadoras, visto que Narcar, Formula 1, NBA, e o próprio futebol principalmente na Europa, se utilizam muito destas, são bastante eficientes. Estão no caminho, mais ainda engatinhando, quando chegar a Copa, que estejam caminhando com passos um pouco mais firmes.



0 comentários:
Postar um comentário